Carnaval em Piraúba

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Fala galera!!! Hoje irei fazer um post diferente, vou falar sobre o carnaval na minha cidade(Piraúba-MG).

Piraúba é uma cidade bem pequena, tem cerca de 11 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2010. O carnaval é de rua e tem blocos todos os dias que fazem a alegria dos foliões.

Todos os anos a cidade recebe muitos visitantes do Rio de Janeiro, Petrópolis, São Paulo e das cidades da região, o que faz a festa ficar ainda mais animada.

Meu primeiro contato com o carnaval foi através do meu tio Gerson, já que ele foi um dos fundadores da antiga escola de samba “Mukifo da Moçada”. Lembro de todo ano eu e meu irmão pegarmos um chocalho e sair com a bateria do Mukifo, mesmo pequenos. Ainda criança eu esperava ansiosamente o carnaval chegar só para viver esse momento.

Bloco Mukifo da Moçada – 2012

Infelizmente, hoje em dia não existe mais nenhuma escola de samba por lá, mas nem por isso o carnaval deixa de ser animado. Existem vários blocos e cada tem o seu perfil de público, o que faz com que todos os tipos de foliões consigam aproveitar o carnaval do seu jeito. O principal bloco fechado de Piraúba é o Zé Inácio, que esse ano reuniu 1500 pessoas de Piraúba ( e região), mas existem vários outros, como já mencionei, sendo alguns : “Lost”, “Betas”, “É Nóis” e “Só Manota”.

Bloco Só Manota

O carnaval piraubano é caracterizado por ter festa durante a noite na praça principal ( Praça Guarurama) tendo como atração alguma banda, animando bastante a população. Uma das tradições carnavalescas daqui que ainda se mantém é o “Bloco das Piranhas”. É um bloco aberto ao público, que se concentra na praça da Matriz (Praça Lucy Gomes Caputo) e atrai os foliões mais animados da região, que já no primeiro dia de carnaval (sexta-feira) vestem suas fantasias e vão curtir a festa. Na segunda-feira, para mim, é obrigatório ir às 17h para praça principal (Guarurama) curtir o “Pagode Pra Nóis”. O pessoal faz uma verdadeira roda de samba cantando só clássicos e animando a todos que estão presentes. Vale muito a pena ir e prestigiar a festa deles!  Já na terça-feira é indispensável participar do Bloco Caixa D’Água, além de ser contagiado com muita animação e encontrar pessoas bonitas, você também pode se refrescar embaixo do caminhão-pipa, que é a marca registrada do bloco.

Como disse no início do post, o principal bloco fechado ( pago) é o Zé Inácio. O bloco completou 18 anos de existência em 2018 e fez uma excelente festa. Sou muito suspeito para falar sobre ele, pois o bloco é organizado por meus amigos de infância e eu também já ajudei na organização em anos anteriores. Esse ano a festa contou com a presença do MC Andinho, DJ Morango, Grupo Bombocado, Thiago Borges e DJ Netinho. Foram 6h de festa numa mega estrutura organizada no parque de exposição, isso rendeu muitos elogios ao pessoal da organização. Além das atrações locais, outra vantagem do carnaval de Piraúba é que durante à tarde, em determinados dias, não tem nenhum bloco, o que permite o folião optar por descansar, preparando-se para o agito noturno , ou por visitar as cidades vizinhas, como Guarani e Rio Pomba, as quais contam com festas diurnas, explorando ao máximo seu espírito carnavalesco.

Bloco Zé Inácio

Em resumo, o carnaval de Piraúba é bem animado e existem blocos que abrangem todas as idades. Vale muito a pena você prestigiar e conhecer o carnaval da melhor cidade de Minas, a princesinha de Minas!

Crédito das fotos:

Ultra Fotos

NetNoticias

Você que está na região não deixe de conhecer o Alambique Guarani.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

20 comments

  1. Excelente texto, Igor! Descreveu muito a bem a nossa festa de
    Momo! Parabéns por divulgar nossa terra com um público que ama viajar e conhece muitos lugares, agora vão querer conhecer Piraúba também! Valeu!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    1. Muito obrigado Silvana. Estava devendo há tempos um texto que falasse de Piraúba e achei que falar do carnaval seria uma boa alternativa. Muito obrigado pela leitura e pelo comentário!

    1. Muito obrigado Filipe.
      Realmente o povo de Piraúba sabe fazer e animar uma festa.
      A organização do Carnaval 2018 está de parabéns, eu não vi nenhuma briga durante os 5 dias de festa e todo principio de confusão era apartado pelos seguranças.

  2. Você está de parabéns, sempre colocando a sua cidade Piraúba no topo. É bonito ver um carnaval que permanece sem exageros, onde o folião pode “brincar” sem preocupação, distrair e curtir bastante.
    Abraços!!!

    1. Sussu muito obrigado!
      Tenho que enaltecer minha cidade né?!
      Brincadeiras a parte, o carnaval de Piraúba realmente é muito animado e vale a pena passar nem que seja um dia lá.
      Saudades de você Sussu e você ta me devendo uma feijoada…

  3. Belo texto Igor! O carnaval de Piraúba sempre foi maravilhoso. Com a formação dos blocos deu mais alegria e movimento dos foliões. Piraúba é uma cidade Maravilhosa! Continue divulgando nossa querida Piraúba.

    1. Soninha muito obrigado.
      Realmente o carnaval de Piraúba sempre foi animado.
      Gostaria que voltasse a ter escolas de samba, sempre gostei da festa que elas faziam.
      Pode deixar que sempre tentarei divulgar alguma coisa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *