Alambique Guarani

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Fala galera!!! Hoje irei escrever sobre a visita que fiz ao Alambique Guarani, localizado na cidade que dá nome ao alambique. Há algum tempo, estou procurando atrações que mereçam uma visita na região que eu moro. Infelizmente, o turismo aqui na Zona da Mata Mineira é pouco explorado e somente Ibitipoca tem uma divulgação maior, mesmo que cidades como Descoberto e São João Nepomuceno, por exemplo,  ofereçam lugares incríveis e estrutura para receberem todos os tipos de público ( inclusive publicarei um post, em breve, falando mais sobre essas duas cidade).

Cachaça Dom Bré
Alambique Guarani

Durante o carnaval, eu vi, através do Instagram, pessoas visitando o Alambique Guarani e resolvi pesquisar e visitá-lo também.

O Alambique pertence aos empreendedores Geraldo Magela e José Luiz Bré, com projeto de arquitetura desenvolvido pelo escritório Alvaro Giannini. Ele está localizado na Fazenda Ouro Verde – Estrada Guarani-Três Vendas.

Chegando lá, fomos recebidos pelo Marcio e fizemos uma visita guiada. Há um breve vídeo de 4 minutos contando como é feita a produção da cachaça e todo seu processo. Logo após o vídeo, foi mostrado todos os setores de produção do alambique e contou detalhadamente como era cada etapa.

Um detalhe muito interessante é que nada se perde na criação da cachaça, todo material é usado dentro da fazenda de forma sustentável. O bagaço da cana é utilizado como combustível da caldeira, o vinhoto é utilizado como adubo e a cachaça de cabeça e cauda é transformada em álcool combustível para os carros da fazenda.

No fim da visitação passamos pelos toneis de carvalho onde é armazenada a Cachaça Dom Bré Ouro, que fica em maturação por três anos e só depois é vendida. A visitação guiada termina na loja do alambique e você tem direito a degustação de 2 sabores de cachaça, o que é mais um atrativo para os admiradores dessa bebida originalmente brasileira.

O Alambique Guarani tem a produção da Cachaça Costa Rica e da Cachaça Dom Bré. A linha Dom Bré é mais refinada e também por isso custa um pouco mais caro.

Tónel de Carvalho para armazenamento da Cachaça Dom Bré Ouro

Você que está visitando a Zona da Mata Mineira visite o Alambique Guarani e conheça a verdadeira cachaça mineira!

Ta visitando a região? De uma olhada no post do carnaval em Piraúba.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *