Fala galera!!! O post de hoje será sobre minha visita ao Santuário Nacional de Anchieta.
Eu e minha família resolvemos passar alguns dias em Guarapari-ES, e devido a proximidade, fizemos uma visita a Anchieta.
A aldeia de Anchieta foi fundada em 1561 pelo padre José de Anchieta como local de catequese para os índios. Seu nome inicial era aldeia de Reritiba.
O turismo em Anchieta é mais forte na área religiosa, mas há também praias e um roteiro náutico muito interessante, com visitas aos navios naufragados Paquetá, Pinna e Cabo Frio em Iriri (Balneário de Anchieta).

O Santuário
O Santuário Nacional de Anchieta é localizado na encosta do morro do Rio Benevente.
Resolvemos fazer a visita ao Santuário e lá chegando descobrimos que o mesmo está com seu museu em reformas. Segundo o funcionário Fabio, a data prevista para abertura do mesmo é em 2020.
Fabio foi muito atencioso e prestativo ao nos dar uma visita guiada a Igreja Nossa Senhora da Assunção. Explicou muito bem alguns detalhes que passariam despercebidos para o turista e nos contou algumas curiosidades.
A pintura atrás do altar da Igreja foi feita pelo próprio Padre José de Anchieta e há relatos que a mesma causava um grande fascínio aos índios. A pintura se assemelha a azulejos portugueses e foi descoberta numa reforma que a igreja passou entre 1994 e 1997 e estava debaixo de muitas camadas de cal.
Na igreja também se encontra um altar original feito de pedra, argamassa de concha, ostra e óleo de baleia.
Fabio nos mostrou também uma passagem secreta que se encontra atrás do altar lateral que contém a imagem da Nossa Senhora da Conceição. Essa passagem passava pela casa original de José de Anchieta e levava para fora do terreno da igreja próximo às margens do Rio Benevente.
Um detalhe triste é que antigamente era exposto em uma caixa de prata uma parte do fêmur do Padre José de Anchieta. Algum visitante roubou essa caixa de prata, mas felizmente deixou o osso por lá. Hoje em dia o osso é guardado em um cofre e voltará a ser exposto após a reforma do museu.
Considerações finais
O Santuário Nacional de Anchieta merece ser visitado independente de sua religião. A rica história do Padre José de Anchieta é pouco divulgada e conhecida por grande parte da nossa população, e uma visitinha ao santuário é uma excelente oportunidade para conhecer a grande história do espanhol José de Anchieta.
Acesse nossa matéria sobre Guarapari
One comment