Santuário Nacional de Anchieta – Espírito Santo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Fala galera!!! O post de hoje será sobre minha visita ao Santuário Nacional de Anchieta.

Eu e minha família resolvemos passar alguns dias em Guarapari-ES, e devido a proximidade, fizemos uma visita a Anchieta.

A aldeia de Anchieta foi fundada em 1561 pelo padre José de Anchieta como local de catequese para os índios. Seu nome inicial era aldeia de Reritiba.

O turismo em Anchieta é mais forte na área religiosa, mas há também praias e um roteiro náutico muito interessante, com visitas aos navios naufragados Paquetá, Pinna e Cabo Frio em Iriri (Balneário de Anchieta).

Santuário Nacional de Anchieta

O Santuário

O Santuário Nacional de Anchieta é localizado na encosta do morro do Rio Benevente.

Resolvemos fazer a visita ao Santuário e lá chegando descobrimos que o mesmo está com seu museu em reformas. Segundo o funcionário Fabio, a data prevista para abertura do mesmo é em 2020.

Fabio foi muito atencioso e prestativo ao nos dar uma visita guiada a Igreja Nossa Senhora da Assunção. Explicou muito bem alguns detalhes que passariam despercebidos para o turista e nos contou algumas curiosidades.

A pintura atrás do altar da Igreja foi feita pelo próprio Padre José de Anchieta e há relatos que a mesma causava um grande fascínio aos índios. A pintura se assemelha a azulejos portugueses e foi descoberta numa reforma que a igreja passou entre 1994 e 1997 e estava debaixo de muitas camadas de cal.

Na igreja também se encontra um altar original feito de pedra, argamassa de concha, ostra e óleo de baleia.

Fabio nos mostrou também uma passagem secreta que se encontra atrás do altar lateral que contém a imagem da Nossa Senhora da Conceição. Essa passagem passava pela casa original de José de Anchieta e levava para fora do terreno da igreja próximo às margens do Rio Benevente.

Um detalhe triste é que antigamente era exposto em uma caixa de prata uma parte do fêmur do Padre José de Anchieta. Algum visitante roubou essa caixa de prata, mas felizmente deixou o osso por lá. Hoje em dia o osso é guardado em um cofre e voltará a ser exposto após a reforma do museu.

Considerações finais

O Santuário Nacional de Anchieta merece ser visitado independente de sua religião. A rica história do Padre José de Anchieta é pouco divulgada e conhecida por grande parte da nossa população, e uma visitinha ao santuário é uma excelente oportunidade para conhecer a grande história do espanhol José de Anchieta.

Acesse nossa matéria sobre Guarapari

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *