A segunda vez no Pico da Bandeira

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Fala galera!!! Hoje vou escrever sobre minha segunda subida ao Pico da Bandeira no dia 19/07/19. Vale a pena ler o relato se você estiver pensando em subir.

Fomos num grupo de 9 pessoas e todos conseguiram atingir o cume.

Em pé: Miriane, Valdemar, Humberto, Pablo, Mayara e Eliza. Sentados: Rafael, eu e Marco

A trilha

O Pico da Bandeira é localizado entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Ele tem 2891,32 metros e é o terceiro maior monte do Brasil. Pelo lado mineiro, a entrada é feita pelo Parque Nacional do Caparaó, que está localizado na cidade de Alto Caparaó. A subida tem no total 6,9 km, sendo um pouco complicada, ao mesmo tempo em que é uma experiência muito válida.

A trilha é dividia em duas partes: Tronqueira para o Terreirão e do Terreirão para o cume do pico.

A primeira parte são 3,7 km de caminhada e é relativamente mais fácil, pois não há subidas tão íngremes e também você já está com o corpo descansado.

A segunda parte exige um esforço físico maior e só é aconselhado para quem realmente tenha um preparo melhor.

A subida

Iniciamos a subida às 18h e demoramos cerca de 2 horas para chegar ao Terreirão. Fomos num ritmo bem tranquilo.

Chegando no Terreirão ficamos na Casa de Pedra das 20h até 02:30. Aproveitamos para comer e tentar dormir, mas devido o frio intenso não conseguimos.

Pessoal não estou exagerando ao falar do frio, a temperatura ficou abaixo de zero graus. Vá bem agasalhado para não passar por momentos ruins. Uma camisa térmica de qualidade, um fleece e uma jaqueta corta vento são de grande valia.

A segunda parte da subida durou cerca de 3h e o trajeto tem suas complicações naturais. Há trechos que você precisa usar suas mãos para auxiliar na subida.

O correto é sair e ir parando para descanso, nunca exigir mais que seu corpo aguenta.

Como disse anteriormente, o grupo todo conseguiu subir até o cume, mas isso não quer dizer que não tivemos dificuldades.

O cume

O cume é uma área aberta que venta bastante, com isso a sensação térmica é muito baixa. Pegamos a temperatura de 6 graus negativos.

Tirando o percalço do frio, tudo é compensando quando você avista o sol nascendo.

Itens importantes

– Bota

– Calça térmica

– Blusa térmica

– Gorro

– Cachecol

– Luva

– Jaqueta corta vento

– Bastão de Trekking(Ajuda pra não forçar os joelhos)

Observações

Se você usa lente de contato, recomendo não subir com ela. Seu olho fica muito ressecado mesmo com o colírio. Suba de óculos e evite maiores problemas.

Programando sua viagem?

Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo. 

 Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
 Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
 Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código DESTINOVIAGEM5 você tem 5% de desconto!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *