Governo nega divulgar gastos de Lula com viagens internacionais

Xenia Tyrson
Xenia Tyrson 475 Views 1 Min Read

Casa Civil alega risco de segurança na divulgação desses dados

Um grupo de deputados solicitou à Casa Civil as informações sobre os gastos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com viagens internacionais; mas o governo negou repassar as informações.

A resposta da pasta, comandada por Rui Costa, foi que divulgar tais informações coloca em risco a segurança do presidente, vice-presidente e seus familiares.

Portanto, o Governo Federal segue mantendo as informações de gastos das viagens de Lula como “reservadas”. Sendo assim, os parlamentares não terão o direito de saber sobre os gastos com locação de veículos, diárias e passagens.

As únicas informações disponibilizadas são referentes aos serviços de apoio, telefonia e seguro de viagem internacional que têm caráter público.

Nos cinco primeiros meses de mandato, Lula já visitou nove países com gastos estimados em R$ 7,3 milhões, segundo o Ministério das Relações Exteriores. O valor se refere aos gastos com hotéis de Lula Janja, e de toda a comitiva que viaja junto com o presidente. Neste montante, porém, não estão inclusos os gastos com contratação de intérpretes, nem com locação de veículos.

Share this Article
Leave a comment