Por que você deve tirar fotos antes de despachar a sua mala no aeroporto; confira dicas

Xenia Tyrson
Xenia Tyrson 305 Views 10 Min Read

A possibilidade de ter as malas extraviadas ou trocadas é um dos transtornos que pode acontecer ao viajar de avião. Por exemplo, um caso de um casal líbio-brasileiro que está preso após ser vítima do “golpe da mala”, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, enquanto viajava para a Turquia, em outubro de 2022.

Ahmed Hasan e a esposa Malak Treki tiveram as etiquetas das malas trocadas por quadrilhas e colocadas em bagagens com grandes quantidades de cocaína enviadas para o exterior, diz a defesa.

Em março de 2023, outras duas brasileiras que ficaram presas injustamente na Alemanha passaram por uma situação semelhante. Kátyna Baía e Jeanne Paollini ficaram detidas por 38 dias após terem a etiqueta colocada em uma mala cheia de cocaína.

Apesar de não existir uma forma infalível de evitar que a mala despachada seja perdida ou mesmo vire alvo de bandidos, o passageiro pode seguir algumas dicas para diminuir os riscos.

É bom lembrar que:

“A partir do momento em que é feito o check-in, a companhia é responsável pela sua bagagem e deve indenizá-lo efetivamente em caso de extravio ou danos”, completa a advogada Carolina Vesentini, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
A foto é uma prova visual para mostrar como sua bagagem estava no momento do despacho ou como ficou após o embarque, caso ela não chegue ao seu destino ou fique danificada durante a viagem, segundo o grupo de defesa do passageiro AirHelp.

Rastreadores funcionam?
Fotografar a bagagem não é obrigatório. Para reembolso ou indenização não é exigida a comprovação da imagem, segundo a advogada. “Cada empresa tem uma regra distinta para pagar a indenização, mas, fazendo a foto, fica mais fácil garanti-la”.

Sempre que viajar de avião, procure fazer fotos de…
mala aberta, com os itens dentro dela; objetos de valor devem aparecer em primeiro plano;
bagagem no check-in, com a etiqueta legível;
formulário com a declaração do valor da bagagem; o documento é fornecido pela companhia.

Quando algo der errado…
Caso sua bagagem seja extraviada ou tenha prejuízos, comunique o fato imediatamente à empresa aérea, segundo orientação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
Preencha um formulário de reclamação por danos;
Consulte a política da companhia aérea antes de sair do aeroporto, pois as regras variam de acordo com as empresas (veja mais detalhes);
Tire fotos da mala danificada.
Veja dicas para fotografar a sua bagagem e para caso de extravio:
Foto da sua bagagem no check-in
Fotos do interior da mala
Fotos dos objetos de valor em primeiro plano
Foto da etiqueta de identificação
Fotos de problemas com a mala danificada
O que fazer em caso de extravio e furto de bagagens?

Uma dica importante é sempre fotografar a mala antes de despachar.

  1. Foto da sua bagagem no check-in

Por quê? Se a sua mala sofrer danos enquanto foi realizada a viagem, uma fotografia tirada antes de fazer o check-in vai comprovar que você não está tentando fazer uma reclamação por problemas passados.

Recomendação: Retire todas as etiquetas de viagens anteriores e deixe apenas a que é da viagem atual. Em situações adversas, você pode mostrar a foto aos funcionários para poderem encontrá-la ou providenciarem reparos.

Dica fotográfica: Faça fotos das malas de vários ângulos e da etiqueta da companhia aérea. Além disso, mostre que a bagagem está fechada corretamente e que não está excessivamente sobrecarregada.

  1. Fotos do interior da mala

Por quê? Se os objetos dentro da mala sofrerem danos ou se perderem durante a viagem, estas fotografias vão servir de registo ou prova.
Recomendação: Tenha também guardado as notas fiscais de compra dos produtos, como por exemplo, máquinas fotográficas.
Dica fotográfica: Coloque todas as roupas em cima da cama ou outra superfície e faça uma foto. Depois de acomodá-las na mala, repita o registro e se necessário faça fotografias que mostram detalhes. A recomendação vale para qualquer tamanho do objeto que será transportado.
“Não faz parte dos usos e costumes fotografar o conteúdo da mala. Por outro lado, já tivemos casos em que o passageiro tinha uma relação completa dos itens que estavam dentro da mala extraviada. É raro, mas, passageiros mais detalhistas adotam essa cautela”, explicou o presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (ANDEP), Cláudio Candiota.

  1. Fotos dos objetos de valor em primeiro plano

Por quê? Se tiver que deixar objetos de valor na bagagem despachada, é melhor ter certeza de que eles estão em bom estado – e devidamente embalados. As fotografias feitas em destaque do objeto vão mostrar as condições e as preocupações que foram tomadas para não ter nenhum problema.
Recomendação: Objetos de valor devem ser levados na bagagem de mão. Mas às vezes, restrições de tamanho de bagagem acabam deixando você sem escolha. Se isso ocorrer, considere em adquirir um seguro de viagem para ter certeza de que está coberto caso tenha o azar de ocorrer algum imprevisto.
Dica fotográfica: Antes de entregar os seus pertences estimados, tire fotos dos objetos de valor fora e dentro da embalagem, para que não haja dúvidas de que você tomou as medidas apropriadas para protegê-los.
“Vale lembrar que tanto em voos nacionais quanto internacionais, objetos de valor, como eletrônicos, dinheiro em espécie e joias não podem ser incluídos na declaração. Por isso, é importante guardá-los na bagagem de mão”, orienta Carolina do Idec.
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  1. Foto da etiqueta de identificação

Por quê? As etiquetas de bagagem são facilmente perdidas ou jogadas fora, mas são essenciais caso haja algum problema. Isso deve ajudar a equipe da companhia aérea a rastrear onde suas malas podem estar – no avião errado, deixadas no aeroporto de partida ou em algum lugar intermediário.
Recomendação: Depois de entregar sua mala no balcão de check-in, a equipe da companhia aérea lhe dará uma etiqueta de bagagem. Tire uma foto da etiqueta de identificação da bagagem que mostre as informações de quem pertence a mala e qual o destino.
Dica fotográfica: Certifique-se de que o texto e os números na etiqueta estão claramente legíveis na foto.

  1. Fotos de problemas com a mala danificada

O que fazer em caso de danos externos? Tire uma fotografia dos danos e dirija-se ao serviço de apoio ao cliente da companhia com a etiqueta de identificação da bagagem e o seu cartão de embarque. As imagens serão importantes para fundamentar a sua reclamação de compensação junto da companhia aérea.
Regras: Segundo a Anac, a empresa aérea no Brasil deverá reparar o dano da bagagem ou substituir a bagagem por outra equivalente. Uma vez comprovado os danos, a empresa deverá pagar indenização correspondente ao passageiro.
O que fazer? Você terá que preencher um formulário de reclamação por danos antes de sair do aeroporto. Algumas companhias aéreas permitem apresentar uma reclamação posteriormente, mas é importante consultar a política da companhia aérea antes de sair do aeroporto.
Algumas companhias aéreas resolvem os danos mais simples no próprio aeroporto, o que evita o processo judicial que é sempre desgastante para as partes.

Se a mala estiver danificada, tire uma foto e dirija-se ao serviço de apoio ao cliente da companhia.

  1. O que fazer em caso de extravio e furto de bagagens?
    Segundo a Anac, caso sua bagagem seja extraviada, comunique o fato imediatamente à empresa aérea. A comunicação deve ser feita junto ao balcão da empresa aérea, preferencialmente na sala de desembarque ou em local indicado por ela.

Se for localizada pela empresa aérea, a bagagem deverá ser devolvida para o endereço informado pelo passageiro.

A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, sete dias para voos nacionais e 21 dias, nos internacionais. Não sendo localizada e entregue no prazo indicado, a empresa deverá indenizar o passageiro.

Nos casos de extravio de bagagem, o passageiro terá direito a receber da empresa aérea um ressarcimento por gastos emergenciais, pelo período em que estiver sem os seus pertences, desde que esteja fora do seu domicílio.

“Vale lembrar que as empresas aéreas são responsáveis por definir a forma e os limites diários de ressarcimento”, explica o Idec.

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