Descubra os benefícios da equoterapia: uma jornada de cuidado e crescimento pessoal

Xenia Tyrson
Xenia Tyrson 168 Views 4 Min Read
Elias Matogrosso

Já ouviu falar de equoterapia ou terapia com cavalos? Segundo Elias Matogrosso, empresário e cowboy brasileiro, os cavalos têm sido utilizados em terapias para ajudar pessoas com diferentes condições físicas e emocionais, proporcionando saúde e bem-estar. Nesse artigo, iremos conhecer um pouco mais sobre essa forma de terapia. Se interessou pelo assunto? Continue a leitura para saber mais. 

Entenda o que é equoterapia 

Antes de entendermos os benefícios da terapia com cavalos, é fundamental entender o que é a equoterapia. De acordo com Elias Matogrosso, empresário e cowboy brasileiro apaixonado por cavalos, a equoterapia é uma forma de terapia que utiliza a interação com cavalos como meio terapêutico para melhorar a saúde física, emocional e cognitiva das pessoas com diversas condições de saúde. Sendo assim, trata-se de uma abordagem terapêutica reconhecida e praticada em muitos países. 

 Quais são os benefícios da terapia com cavalos? 

Montar a cavalo proporciona estímulo físico que ajudam a melhorar a força muscular, o equilíbrio, a coordenação motora e a flexibilidade. Dessa forma, a equoterapia é muito benéfica para pessoas com deficiências físicas, como paralisia cerebral ou lesões na medula espinhal. Além do estímulo físico, a terapia com cavalos, oferece estímulo sensorial, como tato, movimento e cheiro, proporcionando muitos benefícios para pessoas com condições e transtornos sensoriais ou autismo. 

Além dos estímulos físico e sensorial, a equoterapia também ajuda no desenvolvimento da autoconfiança, da autoestima e da capacidade de lidar com o estresse e a ansiedade. Como ressalta Elias Matogrosso, a terapia com cavalos também é benéfica para o desenvolvimento social, proporcionando interações sociais com instrutores e outros participantes, melhorando a capacidade de se relacionar com os outros. Além de outros benefícios, como motivação, foco e exercício ao ar livre. 

A equoterapia é uma terapia auxiliar 

Conforme explica, Elias Matogrosso, a equoterapia não é a cura para todas as condições e os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Vale ressaltar que as sessões de equoterapia devem ser realizadas por profissionais treinados e certificados, que entendem as necessidades dos pacientes e sabem conduzir de forma segura e eficiente a interação entre humanos e cavalos. 

É importante ter em mente que terapia com cavalos é uma opção terapêutica complementar que deve estar aliada a um plano de tratamento mais abrangente, com outros médicos e profissionais. Lembre-se que é preciso consultar um médico para verificar se a equoterapia é mais recomendada para a sua condição de saúde e assim iniciar o tratamento de maneira adequada. 

Em resumo, podemos observar que a equoterapia é muito benéfica com complementação de tratamentos para diversas condições de saúde. No entanto, é preciso procurar por bons profissionais que garantam a segurança do tratamento e também por lugares que garantam a saúde e bem-estar dos animais que estarão em contato com os humanos.

Share this Article
Leave a comment