A construção de uma sociedade mais justa depende das ações de combate à corrupção. À vista disso, o Dr. Francisco de Assis e Silva comenta que a UNODC e sua parceria com o poder judiciário tem contribuído fortemente para o combate à corrupção. Quer conhecer uma das ações que mais contribuem para a construção de uma sociedade mais justa? Acompanhe o artigo e saiba mais sobre a UNODC.
O que é a UNODC?
Segundo o advogado Francisco de Assis e Silva, que atua combatendo a corrupção, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) compreende uma organização da ONU, que possui como principal finalidade desenvolver um mundo mais seguro contra a circulação de drogas ilícitas.
Logo, esse tipo de organização apoia plataformas internacionais no combate contra crimes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e segura, fazendo parcerias com outros órgãos relacionados aos direitos. Mas, afinal, qual é a relação da UNODC com o poder judiciário e as ações de combate à corrupção?
Qual a importância da parceria da UNODC com o poder judiciário?
Como indica o advogado Francisco de Assis e Silva, visto que o poder judiciário é fundamental para garantir a prevalência da democracia e elaborar regras que regem as relações sociais, a UNODC contém a intenção de estreitar seus laços com esse poder, a fim de apoiar as implementações das leis responsáveis por gerir as relações de negócios.
Desse modo, a união dessa organização com os setores do poder judiciário desempenha um papel de suma importância, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas e estudos que permitam uma análise mais detalhada do Judiciário, e otimizando a ética e a imparcialidade jurídica perante o cumprimento das punições contra os infratores da legislação.
Quais ações da UNODC contribuem para o combate à corrupção?
Por fim, como aponta Francisco de Assis e Silva, levando em consideração que a corrupção pode ser combatida com o firmamento das leis que garantem a prevalência da democracia, a UNODC realiza algumas ações que contribuem no combate a esse tipo de crime, como aprimorar a administração de leis do poder judiciário.
Além disso, a UNODC contribui para o combate à corrupção a partir da realização de ações, como promover a ratificação da convenção; apoiar conferências do governo; auxiliar na promoção da implementação efetiva da convenção; promover uma melhor assistência técnica das legislações; e observar os Estados Partes no cumprimento das regras judiciais.
Interessante saber que a corrupção não é só combatida pelas leis, mas também por alguns órgãos, não é mesmo?