Holanda inaugura túnel com tecnologia hyperloop, que promete “viagem mais rápida” pela Europa

Giampiero Rosmo
Giampiero Rosmo 30 Views 2 Min Read

A Holanda acaba de inaugurar (para testes) o túnel mais longo da Europa com a tecnologia hyperloop: um novo modelo de transporte que promete reduzir o tempo de viagem entre cidades e países, sem burocracia.

São 420 metros de extensão, compostos por 34 tubos interligados de 2,5m de altura. O ar é sugado para fora do túnel, reduzindo o atrito com o veículo, que é impulsionado por meio de ímãs a uma velocidade de até 1.000 km/h.

O objetivo inicial era conectar a cidade de San Francisco e Los Angeles em apenas 30 min e desde então diversas empresas passaram a trabalhar em projetos customizados para otimizar o tempo e colocar a tecnologia em prática.

Túneis Hyperloop na Europa
Esse projeto, cujo responsável é o Centro Europeu Hyperloop, é a única instalação do mundo que apresenta o “lane switch”, ou seja, uma mudança de faixa como um túnel que se ramifica, a caminho de destinos diferentes.

A previsão é da construção e inauguração de uma rede de 10 mil quilômetros de túneis hyperloop que cruzem a Europa….até 2050.

Nas próximas semanas, a Holanda planeja realizar os primeiros testes com veículos e estima-se que a operação com passageiros deva estar pronta até 2030, iniciando com um percurso curto, de no máximo 5km.

Tecnologia Completa Demorará a Sair
Apesar da empolgação, os cientistas admitem que há um longo caminho para o desenvolvimento completo da tecnologia, começando pelas mudanças de faixa em alta velocidade, ainda desconhecidas pelos especialistas.

Share This Article
Leave a comment